Ana Fernandes, a jovem jogadora brigantina de hóquei em patins, sagrou-se tricampeã nacional Sub-19 pela Associação Cultural e Desportiva de Gulpilhares. A atleta, de 17 anos, esteve em destaque ao marcar o primeiro golo da equipa de Vila Nova de Gaia na vitória, por 1-4, frente ao Hóquei Clube da Maia na final, que se jogou no domingo, no Pavilhão Municipal da Nortecoope, na Maia. A equipa da casa procurou, então, resgatar um resultado positivo e conseguiu reagir a cerca de 11 minutos do final, altura em que Rute Santos cobrou com sucesso um livre direto, reduzindo a diferença. Contudo, a resposta surgiu na mesma moeda e pelo stick de Joana Teixeira, que “bisou” de livre direto e devolveu os dois golos de vantagem às Guerreiras de Negro.
Ana Fernandes, com apenas 15 anos, que, recentemente, se sagrou vencedora da 1.ª edição do Campeonato da Europa Feminino de sub-17, em Itália, continua a traçar o seu caminho de sucesso na modalidade, alcançando agora os nacionais da categoria de seniores. Depois do golo e até ao final, seguiram momentos de grande emoção, com ambas as equipas a jogarem com menos cabeça e mais coração. O Gulpilhares reagiu rapidamente e, aos cinco minutos, chegou ao empate, com Inês Gomes, Mariana Teixeira e Ana Patrícia Fernandes a protagonizarem uma excelente triangulação, culminando na finalização de primeira da jovem internacional portuguesa. Até final, notation para um livre direto perdido por Joana Teixeira, que viu a guarda-redes Joana Santos negar-lhe o hat-trick. A reação, porém, não se fez esperar e, 30 segundos volvidos, Bárbara Marques igualou, abrindo caminho para a reviravolta operada por Joana Rodrigues, quando se contavam pouco mais de dez minutos de jogo.
No primeiro jogo, o Gulpilhares saiu vitorioso no duelo fora de casa, por 7-8. No próximo fim-de-semana, em Turquel, disputa-se o Campeonato Nacional Feminino de Sub-19. Em competição estarão Benfica, CENAP, Gulpilhares, Stuart e Tojal – também representados por mesclas de jogadoras de várias equipas – num campeonato de todos-contra-todos a uma volta. Nesta fase, o Escola Livre aproveitou para crescer no jogo e, aos 16 minutos, Sofia Reyes voltou a marcar, desta vez com um remate potente do meio-campo, restabelecendo o empate (2-2), resultado que se manteve até ao intervalo.
JOGOS
A jogadora de hóquei em patins brigantina frisa que continua a evoluir o seu jogo de época para época. “Trabalhar faz parte da minha evolução, tento melhorar jogo a jogo e em cada época tento https://partamos.cl/ fazer sempre o melhor que consigo, para ajudar a equipa a alcançar os melhores resultados possíveis. Realmente noto que continuo a progredir e quero continuar a evoluir”, vinca.
Nos outros jogos do dia, destaque para a goleada que o Infante Sagres impôs ao Benfica (8-3) e para a vitória do Alenquer e Benfica, último classificado, sobre o Riba d¿Ave, por 7-4. O Valongo, virado para os Sub-19, perdera todos os jogos da primeira fase de apuramento de campeão de Sub-17. Mas, na hora da verdade, afastou a favorita e anfitriã Oliveirense e, na final, um tento de Viti garantiu o título frente ao Turquel.
Hóquei: Gulpilhares e Oliveirense garantem fase final
Se em termos de título tudo está resolvido, com o triunfo já garantido do FC Porto, estas duas jornadas são decisivas para o escalonamento final do campeonato. O Gulpilhares teve uma oportunidade de aumentar a vantagem, mas Ana Fernandes desperdiçou um livre direto. Pouco depois, Ana Patrícia Fernandes voltou a estar em destaque ao recuperar a bola no meio-campo e, com um remate forte, colocar a equipa de Vila Nova de Gaia na frente do marcador. No entanto, nada estava decidido e Eduarda Leite, a três minutos do fim, voltou também a marcar, confirmando o 4-5 e a incerteza até ao último apito. O jogo de quarta-feira, 11 de outubro, entre o Académica "B" e o ACD Gulpilhares, resultou num empate de 5-5, no Pavilhão Municipal de Gulpilhares – Vila Nova de Gaia.
- Apesar da importância histórica deste evento, Miguel Resende reforçou que a ambição e dedicação da equipa são uma constante, independentemente da competição.
- Teremos de ser organizados e mais uma vez pragmáticos no que temos de fazer.
- O Gulpilhares esteve perto de voltar à vantagem, com Rute Santos a acertar no ferro num lance de transição.
- O adversário é a Associação da Juventude Salesiana, um clube de Estoril, que bateu a ACR Santa Cita por duas vezes.
- A equipa de Oliveira de Azeméis entrou determinada e inaugurou o marcador logo aos dois minutos, quando Andreia Moreira, com uma assistência soberba por debaixo das pernas e vinda de trás da baliza, serviu Sofia Reyes, que finalizou de forma certeira à boca da baliza.
Em destaque
A equipa de Oliveira de Azeméis entrou determinada e inaugurou o marcador logo aos dois minutos, quando Andreia Moreira, com uma assistência soberba por debaixo das pernas e vinda de trás da baliza, serviu Sofia Reyes, que finalizou de forma certeira à boca da baliza. O técnico do Gulpilhares também olhou mais para o jogo das ‘meias’, antes de pensar em uma eventual final. Os quatro golos da primeira parte abriam boas perspetivas para o que faltava jogar e o reatar foi marcado pelo equilíbrio, desfeito pela dupla Joana Teixeira e Catarina Costa, que em menos de um minuto construíram mais dois golos para a turma de S.
TIME-LAPSE Comemorações do 25 de Abril ganham novo fôlego em Mafamude e Vilar do Paraíso
Ana Fernandes terminou agora o 12º ano na Escola Miguel Torga, em Bragança, sublinha que pelo gosto à modalidade foi fácil conciliar o hóquei patins com os estudos. “Quero tentar chegar o mais longe possível no hóquei em patins e tenho conseguido conciliar bem os estudos com o desporto. Terminei agora o 12º ano, quero ficar na cidade do Porto e vou tentar entrar em Medicina ”. Ana Fernandes mostra-se feliz por vencer mais um campeonato nacional pela equipa Sub-19 do Gulpilhares. “Continua a ser uma sensação muito boa e este ano ainda foi melhor, porque fizemos uma coisa que nunca tinha sido feita, conquistámos o tricampeonato e estamos a fazer história na modalidade.
TIME-LAPSE FESTA DO CANECO CELEBRA 10.ª EDIÇÃO COM MÚSICA, TRADIÇÃO E ESPÍRITO COMUNITÁRIO EM PEDROSO
Na decisão, o Gulpilhares venceu por 8-1, com hat-trick da capitão Rute Santos, uma das atletas da "casa" a par de Diana Almeida e Matilde Tavares. A equipa orientada por Filipe Faria – técnico que somou um segundo título pelo Gulpilhares, depois do Nacional de Sub-23 – contou ainda com Ana Fernandes, do Bragança, a guarda-redes Núria Leitão, do Carvalhos, e Ana Silva e Beatriz Vilar, do Valongo. Escola Livre de Azeméis e Gulpilhares disputam este fim de semana, em Oliveira de Azeméis, a primeira edição da WSE Cup feminina de hóquei em patins, com a ambição de se tornarem na primeira equipa vencedora da competição.
Teremos de ser organizados e mais uma vez pragmáticos no que temos de fazer. O Gulpilhares esteve perto de voltar à vantagem, com Rute Santos a acertar no ferro num lance de transição. No entanto, na jogada seguinte, Sofia Reyes assumiu novamente o protagonismo, ao passar por duas adversárias e finalizar com um remate enrolado, selando o resultado final em 3-2. No segundo tempo, ambas as equipas adotaram uma postura mais cautelosa, apostando em saídas rápidas para o contra-ataque, conscientes de que um erro poderia ser decisivo.
Hóquei em Patins: Académica B empata com ACD Gulpilhares
A equipa de Edgar Abreu foi a primeira a marcar, por intermédio de Eduardo Silva, mas o Gulpilhares empatou ainda antes do intervalo. O HC Braga empatou a quatro golos frente ao Gulpilhares no jogo que encerrou a Fase de Qualificação Norte do Campeonato Nacional de Sub-19 de Hóquei em Patins, que se realizou no Multiusos de Paredes durante os últimos três dias. O recém-promovido Sporting (campeão da II Divisão), por sua vez, também já iniciou os trabalhos de pré-temporada, encontrando-se a estagiar em Almeirim, até sexta-feira, dia em que defrontará (21 h) a turma local de Os Tigres, no Pavilhão Alfredo Calado.
F.C. Porto, Hóquei de Barcelos, Benfica, Infante de Sagres, Gulpilhares e Oliveirense vão, assim, discutir o título, partindo para a segunda fase, com metade dos pontos conquistados na primeira. As restantes equipas disputarão o Grupo hoquei gulpilhares jogos B, lutando pela manutenção no escalão principal. Assim, Gulpilhares e Oliveirense aspiram, ainda, ascender alguns lugares na tabela classificativa. Para o conjunto liderado por José Fernandes, o facto de actuar em casa pode ajudar a evitar o último lugar, esperando que o Benfica não vença, em Paço de Arcos, o campeão FC Porto.